Descrição
Gestão da Inovação em Educação 4.0
Curso de pós-graduação a distância na UNISUL
O curso de Gestão da Inovação em Educação 4.0 é o primeiro curso de especialização sobre essa temática a ser oferecido no país. O modelo de Educação 4.0, que fundamenta o Curso se constitui em referencial norteador para autoria e gestão de processos educacionais na contemporaneidade, além de se constituir em instrumento para a inovação continuada em educação. O modelo conta com uma visão sistêmica apoiada pelos pilares centrais: o modelo sistêmico de educação, a educação científica e tecnológica, a engenharia e gestão do conhecimento e a ciberarquitetura.
O Especialista formado neste curso deve dominar um conjunto de competências para conceber, gerir, implementar e avaliar processos de gestão e docência, com ênfase em inovação educacional. Nesse sentido, ao final do curso, o egresso deverá estar apto a:
- No âmbito da gestão, conceber, gerir, implementar e avaliar iterativamente (na perspectiva de pesquisa-aplicação) um Plano Estratégico de Inovação em Educação 4.0, para uma instituição de ensino (básico ou superior).
- No âmbito da docência, conceber, realizar mediação docente, implementar e avaliar iterativamente (na perspectiva de pesquisa-aplicação) aulas, projetos e cursos com perfis de inovação baseada no modelo de Educação 4.0.
SOBRE O CURSO
Duração: mínimo de 14 meses, máximo de 36 meses
Carga horária: 360 horas
Titulação ou certificação conferida: Especialista
Coordenador: Cassiano Zeferino de Carvalho Neto
Públicos aos quais se destina o curso: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), gestores e coordenadores escolares e de secretarias municipais e gerências de ensino.
Onde o formado poderá trabalhar:
- Gestão em escolas privadas e públicas da educação básica;
- Coordenação pedagógica em escolas privadas e públicas da educação básica;
- Docência em escolas privadas e públicas da educação básica.
Objetivos do curso
Geral: Promover a formação profissional especializada de gestores e docentes para atuarem em contextos que promovam inovação em educação.
Específicos:
- Promover a construção de conhecimentos tácito e explícito que proporcione o design e o acompanhamento executivo de planos estratégicos de gestão da inovação em instituições de ensino da educação superior e básica.